segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Brasileirão 2009, série A - rodada #36 completa

Os resultados da rodada de ontem colocam novamente mais dois candidatos ao título na parada. Internacional, com 16% de chance e Palmeiras, com 6%. O SPFC continua sendo o favorito, com 53% de chance contra 24% do Flamengo. O resumo abaixo mostra a situação:

O Fluminense continua a luta para fugir do rebaixamento. Agora a chance de escapar é aproximadamente 50%, mas o embalo que adquiriu é impressionante. A distribuição de probabilidades em função da colocação para cada time ilustra bem a situação.


O Flu pode tanto ser rebaixado quanto chegar em décimo-terceiro lugar no campeonato! Note que Coritiba, Atlético-PR e Botafogo apresentam distribuições muito parecidas, e qualquer um deles pode vir a tomar o lugar do Flu. Um resultado favorável contra o Vitória faz com que as chances de rebaixamento diminuam para 18%, sendo que o risco de cair fica dividido entre Atlético-PR (31%), Botafogo (24%) e Coritiba (27%).

Nas primeiras posições a situação continua bastante favorável para o SPFC ser o campeão. Neste momento, os quatro classificados para a Libertadores seriam SPFC, Flamengo, Inter e Palmeiras.

Para o torcedor do Palmeiras não desanimar com o pequeno percentual de chance de ser campeão neste momento, é interessante lembrar que há 342 maneiras distintas de ser campeão considerando os 2 jogos que restam para SPFC, Flamengo, Internacional e o verdão. Listei algumas delas abaixo.

Note que entre essas configurações, há algumas que não seriam surpreendentes de ocorrer, e nas quais o campeonato seria decidido pelo saldo de gols/número de gols pró. Veja esta por exemplo: Corinthians vence Fla, Palmeiras vence Atlético-MG, Goiás vence SPFC e Inter empata com Sport na rodada 37. Na rodada 38, Palmeiras vence Botafogo, SPFC vence Sport, Flamengo empata com Grêmio e Inter vence Santo André. Pronto, SPFC e Palmeiras estariam com 65 pontos, 18 vitórias e o campeão seria decidido pelo saldo ou quiçá, número de gols pró. Bom motivo para fazer bastante gols, hein?.

Nenhum comentário:

Postar um comentário