segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Brasileira 2009 série A. Rodada #34 completa.

Restam apenas quatro rodadas do brasileirão 2009 série A. Com os resultados da rodada 34 completa, o prognóstico para o final fica assim:

Pela primeira vez o SPFC aparece na frente para valer. A distribuição das probabilidades em função da colocação está agora assim:

Interessante notar a movimentação na zona do rebaixamento: enquanto Sport, Santo André e Náutico se consolidam nas 3 últimas posições, o Flu luta para trocar de lugar com Coritiba, Botafogo e Atlético-PR.

O prognóstico para o final do campeonato utilizando a opção conservadora da média aritmética de gols em vez média instantânea produz o seguinte resultado:

A situação não muda substancialmente, exceto pelo fato de a chance do Palmeiras subir ligeiramente (e a do SPFC cair) em função de suas médias aritméticas de gols/partida. Na zona do rebaixamento não há mudanças significativas. Nas proximidades dela, a situação fica um pouco mais perigosa para o Botafogo.

O prognóstico para os resultados da rodada #35, usando como critérios a média instantânea de gols e o fator casa são os seguintes:

As 3 colunas numéricas são, respectivamente, as probabilidades (entre 0 e 1) de vitória do mandante, empate ou derrota.

A mesma coisa com a média aritmética de gols dá

Note que há algumas diferenças importantes nos dois casos. No jogo Internacional x Santos, se levarmos em conta a média instantânea de gols, há uma ligeira vantagem para o Santos, mesmo jogando fora de casa. No jogo Barueri x Botofogo, a média instantânea de gols também favorece o Botafogo, mesmo fora de casa.

Para completar, uma panorâmica sobre as médias instantânea e aritmética de gols sob forma gráfica:

Note como o Cruzeiro visivelmente melhorou no segundo turno, o que o torna um sério postulante a uma vaga na Libertadores. Chamam a atenção também os gráficos correspondentes ao Santos e Grêmio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário