segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Brasileirão 2009, rodada #37 completa

Estamos à uma rodada do final do Brasileirão 2009. O resumo da previsão para os resultados finais é mostrado abaixo


Os números acima dependem das suposições que utilizamos para calcular as médias de gols. Igualmente, dependem de se utilizar ou não o fator casa. Consideradas todas as combinações, os resultados variam de 44-56%, 20-33%, 6-25% e 5-12%, respectivamente, para os quatro mais cotados.

A distribuição de probabilidades em função da colocação final está assim:



Como eu já comentei para a série B, as distribuições acima mostram bem a imprevisibilidade associada ao fato de a estatística de Poisson ser o processo dominante em definir o resultado dos confrontos no futebol. Naturalmente que associado a isso, temos os diferentes cruzamentos na tabela que afetam as colocações. Isso explica o fato de que o Atlético-PR, a uma rodada do fim do campeonato, pode vir a ser tanto o décimo quanto o décimo-quinto colocado!
É curiosa a distribuição para o Inter. Tem chances idênticas de chegar de primeiro a quarto colocado. Para o SPFC, o mesmo vale para as posições 2-4. Já o Palmeiras está mais cotado para disputar a repescagem à Libertadores. Mas há 12 cenários ainda em que o verdão poderia ser campeão. Listei as possibilidades abaixo. Naturalmente, todas envolvem a vitória contra o Botafogo e combinações de empates/derrotas de Inter e Flamengo além da manutenção da vantagem do saldo de gols/gols pró no caso de vitória do SPFC.


A posição do Fluminense ficou bastante confortável, com apenas 8% de chance de ser rebaixado. Para que isto aconteça, é necessário perder para o Coritiba, e que o Botafogo vença o Palmeiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário