quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Complemento da rodada #32

A rodada 32 da série A termina hoje, sendo os dois jogos mais importantes Palmeiras x Goiás e Fluminense x Atlético-MG. Tendo em vista a vitória do SPFC ontem diante do Internacional, as chances de ser campeão, para os quatro principais candidatos, ficam assim, dependendo dos resultados de hoje:

As primeiras 4 colunas mostram possíveis resultados na noite de hoje, e as 4 últimas colunas mostram a chance (%) de ser campeão para cada clube. Pode-se ver que em qualquer cenário, a derrota do Inter ontem lhe custou caro. Para o Palmeiras, naturalmente que os cenários mais favoráveis são aqueles em que o Atlético-MG perca. Para ilustrar a dependência dos resultados com o número de gols, coloquei os casos de empate por 0 x 0 e empate por 3 x 3 no primeiro jogo. As diferenças são significativas, uma vez que uma das hipóteses importantes no programa de previsão de resultados é a média instantânea de gols.

A previsão sem os resultados desta noite é mostrada abaixo, sempre com a identificação do time, a média instantânea de gols, o número de pontos predito para o final do campeonato, a probabilidade (%) de ser campeão, de ir para a Libertadores, Sulamericana, e de ser rebaixado.

É interessante notar nessa simulação como o número de pontos ao final é baixo, apenas 63, sendo o campeão decidido pelos critérios de saldo de vitórias e de gols entre tres times. Naturalmente, esta situação particular vai mudar com o encerramento da rodada, logo mais à noite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário