Para a gente ter uma idéia mais concreta dos prognósticos para o final do campeonato, fiz o seguinte exercício. Para cada um dos times com chances de ser campeão, fixei resultados das partidas que estão por vir, na sequência 3 vitórias, 2 vitórias+1 empate, 1 vitória+2 empates, 3 empates. As chances percentuais de cada um dos tres clubes ser campeão nessas condições são resumidas no quadro abaixo:

Uma outra situação de interesse diz respeito a Fluminense e Botafogo. Vamos fazer o mesmo exercício para estes dois times, para verificar as chances de rebaixamento. Note que como acima, apenas os resultados de um time são restringidos.

Aqui a situação é esta: Três vitórias salvam o Flu com certeza. Duas vitórias e um empate já o deixam nunca situação bem confortável, onde toda a pressão é jogada para cima de Botafogo e Atlético-PR. Vendo pelo lado do Botafogo, a situação é assim: mesmo uma vitória e 2 empates já o deixam numa situação muito boa, em outras palavras, 5 pontinhos são suficientes para jogar toda a pressão em cima de Flu e CAP.
A tabela abaixo mostra uma outra coisa interessante. Caso fixemos os possíveis resultados dos jogos de Botafogo e Fluminense na rodada #36, quais são as chances de rebaixamento de cada um no final?

Qualquer vacilo de Botafogo ou Flu (tipo empate ou derrota) praticamente livra o Atlético-PR. No melhor cenário para o Flu (ou seja, vence e o Botafogo perde), as chances de rebaixamento vão para 32%. No pior (perde, e o Botafogo ganha) vão para 93%.
Nenhum comentário:
Postar um comentário